segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Corredor Literário Volta a Paulista em 2009 *-*

O Corredor Literário acontecerá na Av. Paulista - "a mais paulista das avenidas" - de 26 de outubro a 1 de novembro. O evento, que deixou de acontecer em 2008, em 2007 levou cerca de 150 mil participantes a mais de 200 atividades no centro financeiro da capital paulista.


Este ano o Corredor Literário apresenta algumas novidades, com destaque especial para duas delas: a apresentação das bibliotecas públicas temáticas de São Paulo que serão instaladas nos espaços onde o evento será realizado, visando divulgar essas bibliotecas ao público; e a existência de um tema direcionando as atividades: "Encontre seu livro". O tema é inspirado na idéia de que cada leitor tem aquele livro que mexeu com ele, que fez a sua cabeça e o levou a entrar no universo da leitura. O Corredor este ano pretende levar aqueles que ainda não têm um livro desses a encontrá-lo. A programação vai contar com cerca de 55 artistas convidados e palestrantes, 1 escritor internacional e mais de 100 oficinas distribuídas por 15 espaços que comporão o circuito da trilha que se proporá a conduzir o participante a que "Encontre seu livro".

O Corredor Literário é uma realização do programa "São Paulo: Um Estado de Leitores", programa de incentivo à leitura e literatura, e é gerido pela POIESIS - Organização Social de Cultura, para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Em 2007, participei como monitora voluntária nesse evento que infelizmente, por motivos que desconheço em 2008 não houve. No corredor você entra no universo mágico da leitura, e até que não gosta muito de ler acaba se redendo a essa magia. E o melhor a uma interação íncrivel com pessoas que curtem dos mais variados gênero literários. *-*


3 comentários:

Egle Amato disse...

Informamos que o Corredor Literário 2009 foi cancelado. A aprovação de patrocínio só saiu 15 dias antes do evento, por isso o evento só voltará a ocorrer em 2010.

Agradecemos a divulgação, mesmo que o evento tenha sido cancelado.

Você poderá se manter informada sobre nossas atividades pelo e-mail contato.spel@poiesis.org.br

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá, Déh!

Infelizmente não realizaremos mais o Corredor Literário este ano (me chamo Calebe e produzo o evento com a equipe do Programa "São Paulo: um Estado de leitores". Deixo a nota que enviamos para todos os nossos parceiros.

"O Programa São Paulo: Um Estado de Leitores informa a todos os parceiros e colaboradores envolvidos o cancelamento do Corredor Literário na Paulista, programado para acontecer de 12 a 18 de outubro. O cancelamento foi decidido objetivando que sua realização posterior, em data ainda a ser definida, permita manter a qualidade do evento.
O Corredor Literário, um dos maiores eventos literários do país, é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Poiesis - Organização Social de Cultura, em parceria com a iniciativa privada. Para tanto, a associação pleiteia a aprovação do projeto na Lei Rouanet, tida como principal mecanismo de captação de recursos para sua realização. No entanto, devido às reformas pelas quais passa a própria lei atualmente, houve um atraso no processo de análise do projeto.
Isso inviabiliza a captação dos recursos necessários para a realização do evento - o qual se encontrava em estágio avançado de produção, com vista a oferecer ao público uma excelente programação, com renomados artistas e profissionais da literatura em importantes espaços da Avenida Paulista.
Agradecemos o empenho e a dedicação de todos e deixamos nosso sincero pedido de desculpas aos profissionais e parceiros envolvidos nesta edição do projeto, contando com a compreensão de todos. Desejamos que no próximo ano, com todas as condições necessárias restabelecidas, possamos oferecer um Corredor Literário à altura dos parceiros e do público a que se destina.
O projeto deverá ser aprovado em breve pela Lei Rouanet (o processo de análise pode ser acompanhado pelo número PRONAC 0810487) e será realizado em 2010. Esperamos contar com a participação de todos os nossos parceiros para a concretização dessa edição."

Muito obrigado por indicar, de qualquer maneira, o evento em seu blog.

Atenciosamente

Calebe Morais
Produtor Cultural
Programa "São Paulo: um Estado de leitores"

Déh disse...

Quee triste!
Bom, esperamos ansiosos o próximo corredor, que pelo tempo que ficará fora, com certeza vai surpreender!

;D